TENDÊNCIAS FITNESS PARA 2021

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

2020 foi um divisor de águas para a Indústria do Fitness, com grandes mudanças como resultado da pandemia de COVID-19 e do distanciamento social.

Thompson (2021) realizou uma pesquisa mundial para identificar as tendências do fitness para 2021.

Através de um questionário respondido por profissionais da área do mundo todo a pesquisa apresenta dados relacionados a atuação e experiência dos respondentes e estabelece as 20 principais tendências do fitness mundial para 2021.

Segue abaixo 10 das 20 principais tendências citadas. Interessante que foram temáticas abordadas nos meus cursos on-line o ano inteiro:

 1. Online training. O treinamento on-line ganhou grande espaço para orientação da prática de atividades físicas em casa e outdoor.

 2. Wearable technology. Essa tecnologia inclui monitores de condicionamento, frequência cardíaca, smart watches e dispositivos de GPS.

 3. Body weight training. O treinamento com peso corporal não precisa de equipamentos e pode ser realizado em qualquer lugar.

 4. Outdoor activities. Devido a pandemia de COVID-19, as atividades ao ar livre tem sido cada vez mais praticadas e populares.

 5. HIIT. Exercícios que envolvem curtos períodos de exercício em alta intensidade seguidas por curto período de intervalo.  Estratégia “Time-efficient”.

 6. Virtual training. Exercícios virtuais são realizados em salões de ginastica, usando grandes telas para transmissão das aulas??? Essa estranhei…

 7. Exercise is medicine. Exercício é medicina é uma iniciativa global de saúde que foca em encorajar médicos e profissionais de saúde a incluir atividade física como intervenção primária.

 8. Strength training with free weights. O treinamento realizado com pesos livres, barras, halteres, kettlebells, dumbbells, medicine ball ganhou grande visibilidade devido a popularização de práticas como o Crossfit e levantamento básico (powerlifting e weightlifting).

 9. Fitness programs for older adults. Programas de treinamento para idosos era 9º lugar em 2018, 4º lugar em 2019 e agora caiu para 8ª posição. Apesar dessa queda, a prática do treinamento em idosos se torna cada vez mais popular.

 10. Personal training. O treinamento um a um continua sendo uma tendência forte, principalmente para quando o personal trainer se torna mais acessível on-line, para treinamento em casa ou até mesmo outdoor.

Vale ressaltar que o Personal Trainer, com investimento e custo mínimos, pode usufruir de TODOS AS TENDÊNCIAS ANTERIORES DE FORMA AUTÔNOMA.

Sendo assim meu amigo Personal, você tem praticamente todas as ferramentas na mão para que seu 2021 seja bem melhor!

Referências:

 

  • Walter R. Thompson. Worldwide Survey of Fitness Trends for 2021. ACSM’s Health & Fitness Journal®, Jan-Fev. 2021.

Belmiro Freitas de Salles

Belmiro Freitas de Salles

Pesquisador | Professor | Treinador
Professor Dr. Belmiro Freitas de Salles
Professor e Pesquisador 
Coordenador do STLab.com.br
Pós-Doutorado (UFRJ)
Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ)
Mestre em Educação Física (UFRJ)
Especialista em Musculação e Treinamento de Força (UGF)
Graduado em Educação Física (EEFD/UFRJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros Conteúdos

Assine a nossa Newsletter