4RM, 8RM OU 12RM PARA FORÇA E HIPERTROFIA?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Nas últimas duas décadas muitos estudos sugerem que não existe uma intensidade da carga mínima para que ganhos em força e hipertrofia ocorram (De Salles, 2020).

Em estudo recente, Kubo et al. (2021) compararam as adaptações na força e hipertrofia musculares em resposta a diferentes intensidades de treino (4RM, 8RM e 12RM) em protocolos com volume equalizado.

Os participantes, homens ativos, foram divididos em 4 grupos: alta carga (7 séries de 4RM), intermediária (4 séries de 8RM), carga leve (3 séries de 12RM) e grupo controle.

O volume do peitoral maior por ressonância magnética (padrão-ouro) e a força para 1RM no supino foram avaliados antes e depois de 10 semanas de treino (frequência 2x por semana).

Não foram observadas diferenças no volume muscular entre os grupos treinados, enquanto a força apresentou menores aumentos no grupo que treinou com cargas para 12RM, em comparação aos grupos 4RM e 8RM.

Esse estudo confirma o que foi exposto no primeiro parágrafo. Os 3 protocolos de treinamento resultaram em ganhos em força e hipertrofia.

Enquanto, a intensidade não influenciou de forma diferenciada os ganhos hipertróficos quando o volume foi equalizado, intensidades mais elevadas (4RM e 8RM) resultaram em maiores ganhos em força, confirmando mais uma vez a relação dose-dependente entre a intensidade de carga e a força.

Referências:

 

  • Kubo et al. Effects of 4, 8, and 12 repetition maximum resistance training protocols on muscle volume and strength. J Strength Cond Res 35(4): 879–885, 2021
Belmiro Freitas de Salles

Belmiro Freitas de Salles

Pesquisador | Professor | Treinador
Professor Dr. Belmiro Freitas de Salles
Professor e Pesquisador 
Coordenador do STLab.com.br
Pós-Doutorado (UFRJ)
Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ)
Mestre em Educação Física (UFRJ)
Especialista em Musculação e Treinamento de Força (UGF)
Graduado em Educação Física (EEFD/UFRJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros Conteúdos

Assine a nossa Newsletter