Prefácio do livro “MÉTODOS DE TREINAMENTO PARA FORÇA E HIPERTROFIA: Da Prática à Teoria”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Em 2006, tive o prazer de conhecer o aluno da Licenciatura em Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro Belmiro Freitas de Salles. Na verdade, naquele momento, o Belmiro era muito “chato”: ele me seguia, na real me perseguia (stalker) na escola de Educação Física, sempre apresentando dúvidas, questionamentos, e tentando levantar hipóteses de estudos, invariavelmente relacionadas ao treinamento de força. Observando e analisando sua insistência “chata” em aquisição de conhecimento, comecei a testar a capacidade de resiliência do Belmiro. Para minha grata surpresa, sua habilidade de se adaptar a exigências e evoluir em momentos de adversidade deu início a nossa relação aluno-professor, depois filho acadêmico-pai acadêmico, e hoje amigos, sendo que meu carinho e admiração pelo Belmiro não tenho como expressar em palavras.

Sua trajetória de crescimento acadêmico é meteórica: Graduação em Licenciatura em Educação Física e Desportos (UFRJ 2007), Especialização em Musculação e Treinamento de Força (UGF 2009), Mestrado em Educação Física (UFRJ 2011), Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ 2012) e Pós-Doutorado em Educação Física (UFRJ 2017). Enfim, de pupilo a “MESTRE” em curto período de tempo. Com muito orgulho, digo que meu pupilo superou seu mestre, e minha alegria foi poder ter participado ativamente desse processo de crescimento que, tenho certeza, ainda está longe de terminar.

Atualmente trabalhamos juntos, no desenvolvimento de diversos estudos em nosso Laboratório de Treinamento de Força da UFRJ. A atuação, competência e dedicação do Belmiro estão em seu DNA. Fico impressionado de ver sua paixão pelo tema “Treinamento de Força”.

O livro “MÉTODOS DE TREINAMENTO PARA FORÇA E HIPERTROFIA: Da Prática à Teoria” é mais uma obra que vem somar aos apaixonados pela musculação, na medida em que consegue fazer a conexão entre o mundo acadêmico e o prático – o que, por sinal, é uma característica do Belmiro. Abordagem desde a história e origem dos métodos, passando por conceitos básicos do treinamento, discutindo as variáveis de prescrição, demonstrando os métodos de treinamento e finalizando nas aplicações práticas no planejamento geral – tudo isso vai fazer com que o leitor tenha o prazer da leitura em uma área apaixonante e ainda com muitos questionamentos a serem estudados e elucidados.

PROFESSOR De Salles. Sim, PROFESSOR em letras garrafais, para demonstrar que, antes de todos os títulos que obteve e venha a obter, seu maior e melhor título acadêmico é ser PROFESSOR. É um orgulho para mim saber que, depois de todo o seu crescimento acadêmico, nunca o vi em atitude de “arrogância acadêmica”. Você continua sendo o Belmiro.

Muito obrigado por permitir prefaciar esta sua obra. Eu o vejo como amigo e filho, e desejo toda a saúde e sucesso em sua vida. Você merece.

Parabéns pelo livro.

Abraço,
Roberto Simão.

Caso vocês queiram conhecer esse trabalho, ele está
disponível para venda nesse link:

https://sun.eduzz.com/432863 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros Conteúdos

Assine a nossa Newsletter