Por Belmiro Freitas de Salles, PhD
Na musculação existem diferentes tipos de exercícios, equipamentos e maneiras de realizá-los. Os exercícios multiarticulares e básicos podem ser feitos com o peso corporal (ex.: puxada na barra, paralelas, agachamentos) e/ou barras e halteres (ex.: supinos, desenvolvimentos, agachamento, levantamento terra), entre outros implementos.
São exercícios que a maioria considera como os mais importantes, na medida em que têm maior transferência para as atividades da vida diária e desportivas que exigem mais “força”, além de envolverem a utilização de maiores cargas, maior coordenação, ação de maiores massas musculares simultaneamente e maior recrutamento de estabilizadores e sinergistas.
Já os exercícios monoarticulares ou isolados (ex.: cadeiras extensora e flexora, roscas bíceps e tríceps, elevações frontal e lateral, flexão plantar) podem ser feitos com todos os tipos de implemento (peso corporal, barras e halteres, polias, máquinas, elásticos, entre outros). Esses exercícios permitem que se isolem grupamentos ou músculos específicos, potencializam a hipertrofia seletiva de determinados músculos ou porções musculares, exploram torques em amplitudes que os exercícios básicos e multiarticulares não permitem, são mais bem associados com a falha concêntrica e possibilitam maior segmentação do treino. Esses exercícios também podem ser feitos em polias e máquinas de diferentes tipos.
As máquinas podem ser recurso importante para controle da técnica e segurança e para explorar torques variados em amplitudes que os pesos livres não permitem, além de oferecerem praticidade. Ainda existem os exercícios unilaterais que podem ser utilizados para fins desportivos, correção de desequilíbrios e assimetrias. Não esquecendo de citar o efeito cruzado (Cross-education) e o déficit bilateral como questões associadas a este tipo de exercício que apresentam grande importância para a prática.
Belmiro Freitas de Salles
Pesquisador | Professor | Treinador
Professor Dr. Belmiro Freitas de Salles
Professor e Pesquisador
Coordenador do STLab.com.br
Pós-Doutorado (UFRJ)
Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ)
Mestre em Educação Física (UFRJ)
Especialista em Musculação e Treinamento de Força (UGF)
Graduado em Educação Física (EEFD/UFRJ)